quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Historinha triste...

texto do blog do Mussarela - ótimo blogueiro que descobri recentemente

blog do Mussarela

Motivação em vendas (parece piada mas acontece).

Posted by mootsa. 1 Comment

Curto conto motivacional fictício baseado ou não em fatos reais que podem ser imaginários.

A história descrita abaixo é uma obra de ficção e qualquer semelhança com personagens, fatos ou locais terá sido mera coincidência. (ou talvez tenha acontecido e eu to me resguardando juridicamente, vai saber…)

Convenção de vendas de uma grande empresa multinacional. Pacote completo: Pleno verão, Resort no nordeste, 400 empregados com tudo pago, sala plenária decorada da cabeça aos pés, brindes, camisetas, fotos e uma arrojada campanha de incentivo de vendas… resumindo: algumas centenas de milhares de reais investidos (ou seriam gastos? Você decide ao final deste conto).

Na sala anexa a plenária, o VP de RH, o Presidente da empresa, o Diretor de comunicação e eu estamos em reunião de alinhamento final. Repassamos o roteiro, discutimos as abordagens, Revimos a campanha de incentivos. Tudo pronto. perfeito. Vamos começar!

Foi quando veio a frase de ouro: “Vamos colocar a cenoura na frente do burro” disse o VP de RH referindo-se ao incentivo de vendas que foi imediatamente complementado pelo Diretor de comunicação “Porque aí no resto do ano a gente bota atrás”. E todos caem na gargalhada… E o Presidente acrescenta “Quero ver a cara deles quando eu anunciar as metas desse ano!” e entramos na plenária felizes e sorridentes.

E foi o que eu fiz. Durante intermináveis segundos olhei para a “cara” da platéia. A vontade que eu tive era de simplesmente contar o que eu havia acabado de ouvir e sair andando. Não dava. Eu era o entregador da cenoura. Pelo menos da que ia “na frente do burro” Porque a que ia atrás o Presidente tinha escrito em seu discurso.

45 minutos foi o que durou a felicidade daquele povo.

E essa era apenas a primeira manhã de três dias naquele maravilhoso resort com tudo pago onde todos ficavam confinados o dia inteiro em plenária e embebedavam-se o noite em festas Temáticas. Se não me engano acho até que vi o diretor de comunicação fantasiado de cenoura…

E viveram infelizes para sempre.

Moral da história:

Hoje não tem moral da história. não tem ensinamento que possamos tirar. Não tem dica de resiliência ou superação de obstáculos. Apenas espanto, repúdio e lamentação.Mas…

Querem saber o que aconteceu depois?

O VP de RH arrumou um emprego melhor ainda graças a um Head Hunter a serviço de um banco.

O Presidente aposentou-se por ter atingido a idade limite para ocupar o cargo e agora prestava consultoria a peso de ouro.

E o Diretor de Comunicação nem voltou pra SP, enrolou-se com uma garçonete do resort e hoje tem um quiosque de batidas na frente da praia. ainda tem a fantasia de cenoura guardada, afinal nunca se sabe…

E os empregados devem estar em outro Resort, com tudo pago, esperando o início de mais uma super convenção!

Bem vindo ao Mundo Corporativo!

*****************

comentário:

que triste. E o pior é que já vi bastante disso (por trabalhar em eventos).

Pra mim,

tudo bem colocar uma meta quase impossível!

tudo bem exigir desempenho, afinal esse é o trabalho dos funcionários e o objetivo de crescimento da empresa!

Mas pelamordeDeus, RESPEITO por essas pessoas que são responsáveis por esse crescimento! É o mínimo!!! São ELAS que possibilitam o salário desses VPs, Ps e Diretores!

Hellooooo???

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial